Solicitação de Bolsa de Estudos

Segundo Semestre de 2022

Renovação:

De 06 de junho até 25 de julho / 2022

A RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO, ASSIM COMO OS PEDIDOS INICIAIS ACONTECERÃO DE FORMA ONLINE, ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2º SEMESTRE/2022, DISPONÍVEL NO SITE: FIG.BR – SERVIÇOS - SERVIÇO SOCIAL.
O SERVIÇO SOCIAL ANALIZARÁ O PROCESSO DO CANDIDATO (A), SEGUNDO OS CRITÉRIOS DO EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS SOCIAL DA FIG UNIMESP.
O RESULTADO DO PROCESSO, SE DEFERIDO OU NÃO, SERÁ INFORMADO AO CANDIDATO (A) POR E-MAIL.
CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O PREENCHIMENTO CORRETO E COMPLETO DO FORMULÁRIO SOCIECONÔMICO E ENVIO COMPLETO DOS DOCUMENTOS (CANDIDATO (A) E GRUPO FAMILIAR), CONFORME RELAÇÃO DE DOCUMENTOS, RESPEITANDO A DATA PREVISTA.
LEMBRAMOS QUE O ENVIO DOS DOCUMENTOS DEVERÁ SER PELO COMPUTADOR, DEVIDO AO TAMANHO DOS ARQUIVOS COM DOCUMENTOS.


Dados do requerente

Situação profissional do requerente
Caso não possua renda preencha com 0,0

Composição do grupo familiar
Veículos
Despesas Mensais
Justificativa do pedido de bolsa de estudo para o semestre a cursar
Envio de documentos

Reuna as cópias em um único PDF para fazer o envio - tamanho máximo do arquivo de 50MB

Dica!

Para reunir todos os arquivos em um único documento utilize um software como o Word ou algum software semelhante. Insira todas as imagens no arquivo e salve em PDF para enviar.
Caso tenha dúvidas de como fazer isso assista a esse vídeo explicativo!

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Cópia/Imagem dos documentos pessoais do CANDIDATO (A) e do seu GRUPO FAMILIAR (todos que residem no mesmo imóvel), conforme segue:

CPF - Cadastro de Pessoa Física de todos os membros do grupo familiar;
Carteira de identidade de todos os membros do grupo familiar – havendo menor de 18 anos que não possua o RG, este poderá ser substituído por Certidão de Nascimento;
Certidão de casamento do candidato (a), ou declaração de união estável, conforme modelo disponível no site;
No caso de algum membro da família possuir a guarda de alguma pessoa que configure o grupo familiar, deverá ser apresentada cópia do documento da Guarda Judicial.
Comprovante de Endereço atualizado, em nome do candidato ou membros do grupo familiar, como por exemplo, cópia de conta de consumo de energia elétrica, água, telefone, comprovante de aluguel ou prestação de imóvel próprio;
Cópia do contrato e cópia do recibo de pagamento do aluguel do último período. Caso não possua contrato de locação, deverá ser apresentada declaração de que o candidato reside em imóvel alugado ou cedido, bem como o valor pago a título de locação se o caso, com data atual e assinatura do proprietário do imóvel, conforme modelo disponível no site;
Se o imóvel for financiado: Cópia do recibo da última prestação;
Apresentar certidão de óbito no caso de morte do (s) pais ou cônjuge do candidato (a) a bolsa de Estudo Social.

COMPROVANTE DE RENDA: do ALUNO e do seu GRUPO FAMILIAR (todos que residem na mesma casa), conforme segue:

Como comprovação de renda, devem ser apresentados documentos conforme o tipo da atividade realizada por cada membro do grupo familiar, inclusive para aqueles que se enquadrem como desempregados; Portanto, em todos os tipos de atividades, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

Carteira de Trabalho e Previdência Social de todos os membros do grupo familiar (em caso de Carteira de Trabalho física, apresentar cópia das páginas da foto, dados pessoais, último registro e da próxima página em branco). Para os que possuam Carteira de Trabalho Digital, deve ser apresentada cópia integral desta.
No caso de não possuir Carteira de Trabalho, deve ser apresentada declaração de que não a possui, conforme modelo de declaração disponível no site.
Cópia completa da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e do recibo de entrega referente ao último exercício, de todos os integrantes do grupo familiar, conforme estabelecido na legislação do Imposto de Renda.
Para os membros do grupo familiar isentos da entrega do Imposto de Renda, apresentar comprovante da situação da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2022, emitido através do site da Receita Federal. Para acessá-lo Clique aqui

Com a seguinte frase: “Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal”.

ASSALARIADOS:
Os três últimos holerites, no caso de salário fixo, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital;
Extratos bancários dos três últimos meses.

SÓCIO OU DIRIGENTE DE EMPRESA:
Três últimos contracheques da retirada mensal, se a empresa estiver em atividade;
Última declaração do IRPJ, completa, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital;
Quaisquer declarações tributárias referentes às pessoas jurídicas que envolvam o candidato ou os membros do grupo familiar, solicitado pela Assistente Social;
Extratos bancários dos seis últimos meses.

AUTÔNOMOS OU PROFISSIONAIS LIBERAIS (profissão regulamentada):
Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao (a) candidato (a) ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
Guias de Recolhimento do INSS, dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste presente Edital;
Extratos bancários dos seis últimos meses.

TRABALHADOR (A) INFORMAL:
Declaração de Trabalhador informal, conforme modelo disponível no site, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital;
Extratos bancários dos três últimos meses.

ESTAGIÁRIO (A):
Cópia do Contrato de Estágio, indicando o valor da Bolsa Auxílio, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS:
Cópia do Comprovante de Recebimento de Aposentadoria, ou Pensão, ou Extrato do Benefício, impresso através do site do Ministério da Previdência Social - www.meu.inss.gov.br ou se a aposentadoria e/ou pensão for de outra Instituição Provedora, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital..

DESEMPREGADO OU QUEM NUNCA TENHA TRABALHADO:
Caso esteja recebendo o seguro desemprego, apresentar o comprovante de recebimento fornecido pela Caixa Econômica Federal e cópia da rescisão do contrato;
Declaração de próprio punho, informando que não possui nenhuma renda, conforme modelo disponível no site, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital;
Extratos bancários dos três últimos meses.

BENEFÍCIOS SOCIAIS DO GOVERNO:
Os que recebam benefício do Governo, devem apresentar cópia do cartão e o último extrato do benefício, bem como os documentos publicados nos itens: 6.5.1 ou 6.5.2, 6.5.3 ou 6.5.4 deste Edital.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA:
Apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999 - 3.298, de 20 de dezembro de 1999 – regulamentada Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989, contendo o código correspondente da Classificação Internacional de Doença.

BENEFICIÁRIOS DE CONVÊNIOS e PARCERIAS:
Apresentar documentação acima e, também Carta/Declaração do convênio com data atualizada.

Reuna as cópias em um único PDF para fazer o envio - tamanho máximo do arquivo de 50MB
Declaro ainda que:

a) Possuo renda familiar per capita compatível com a Lei Complementar nº 187, de dezembro de 2021;
b) Os benefícios recebidos serão por mim usufruídos durante o semestre em curso;
c) Tenho ciência que responderei civil, administrativa e criminalmente pela veracidade das informações aqui prestadas;
d) Declaro ainda que li todo o Edital do segundo semestre de 2022;
e) Será indeferido o processo que não se encontrar com a documentação completa presente no Edital, bem como estiver com o preenchimento incompleto do formulário socioeconômico;
f) Será realizada, unicamente pela profissional Assistente Social, visita domiciliar ao aluno bolsista, se necessário ou a critério da Instituição.

COMPROMETO-ME a respeitar todas as condições na Portaria Normativa nº 15 de 11 de agosto de 2017, e as demais normas que venham a substituir ou complementar a legislação vigente.

ESTOU CIENTE de que a inobservância das normas pertinentes ao recebimento dos benefícios aqui estabelecidos implicará o cancelamento do referido benefício.

A SOGE, por meio de sua Assistente Social, reserva o direito de efetuar, a qualquer tempo, sem aviso prévio, visitas domiciliares aos alunos bolsistas para a devida comprovação das informações oferecidas.


ATENÇÃO!

Este Formulário NÃO é Visível em Dispositivos Móveis.

Devido a necessidade de organizar todos os documentos em um único arquivo PDF, e os recorrentes problemas que surgiram nos semestres anteriores com solicitações realizadas em dispositivos móveis, a solicitação de Bolsas de Estudos está liberada apenas para envios em computadores.


Renovação:

De 18 de novembro até 17 de dezembro / 2021

A RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO, ASSIM COMO OS PEDIDOS INICIAIS ACONTECERÃO DE FORMA ONLINE, ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2º SEMESTRE/2022, DISPONÍVEL NO SITE: FIG.BR – SERVIÇOS - SERVIÇO SOCIAL.
O SERVIÇO SOCIAL ANALISARÁ A SOLICITAÇÃO DO ALUNO SEGUNDO OS CRITÉRIOS DO EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS SOCIAIS DA FIG UNIMESP.
A LIBERAÇÃO DO BENEFÍCIO ACONTECERÁ, VIA PORTAL DO ALUNO, COM A ATUALIZAÇÃO DO BOLETO DE PAGAMENTO. QUE DEVERÁ SER ACOMPANHADO PELO ALUNO.
CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA O PREENCHIMENTO CORRETO DO FORMULÁRIO E ENVIO COMPLETO DOS DOCUMENTOS (ALUNO E GRUPO FAMILIAR), CONFORME RELAÇÃO DE DOCUMENTOS, SOLICITADOS NA DATA PREVISTA.
LEMBRAMOS QUE O ENVIO DOS DOCUMENTOS DEVERÁ SER PELO COMPUTADOR, DEVIDO AO TAMANHO DOS ARQUIVOS COM DOCUMENTOS.


Copyrights © 2021 Todos os direitos reservados à FIG-UNIMESP

por: digital.leandroroman.com